Descrição do Projeto

A prática educativa do Centro Educacional São José está baseada na abordagem sóciointeracionista, onde a criança é considerada enquanto sujeito que é, e está sendo, com suas diferentes características (história de vida, classe social, região geográfica, etnia e sexo). Nessa perspectiva a base pedagógica da Escola, terá como princípio, facilitar para que o aprendizado seja combinado com o nível de desenvolvimento das crianças, ou seja, onde se considerará o conhecimento adquirido e o relacionará com o potencial das mesmas, com os conhecimentos que estão em processo de desenvolvimento. Assim, por meio das interações e interligações com o meio, vai-se ampliando e construindo o crescimento. A escola e o professor, nesse contexto, são entendidos enquanto sujeitos que interferem no processo desta interação, possibilitando á criança a apropriação de conhecimentos historicamente produzidos, num processo de autoconstrução.

A criança é vista como ser social, um "cidadão de pouca idade", que apresenta características próprias no seu processo de desenvolvimento e que sofre influências do grupo social e contexto histórico a qual pertence. Há luz desta concepção entende-se que a representaçãoo da infância é histórica e reflete a forma como a sociedade é em determinado momento e como deseja ser. Decorre deste pressuposto a interpelação entre educação e sociedade onde a educação tanto produz e mantém a dinâmica social quanto interfere e colabora na transformação da sociedade, que por sua vez direciona os caminhos da educação. Estabelecer esta inter-relação não significa depositar na educação a tarefa de modificar a sociedade, mas reconhecer as possibilidades de contribuição desta para a democratização social.

Realizar esta leitura implica em romper com um modelo de educação que nega o movimento dinâmico da sociedade e reconhecer que o homem, em sua ação, participa ativamente deste movimento. É assumir que a ação educativa tem uma intencionalidade emergente do contexto sócio político cultural ao qual pertence, e nessa perspectiva entender que a sociedade é complexa e congrega uma diversidade de conceitos, culturas, valores éticos e políticos que convivem, ora se contrapondo, ora convergindo.

Diante disso, o Centro Educacional São José assume o papel de interferir no processo de construção de conhecimento da criança, vendo-a como um ser único, individual, mas não isolado, pois traz em si conhecimentos, hábitos e valores do grupo social a que pertence, os quais podem ser ampliados na medida em que ela se depara com diferentes situações, experiências, informações e indagações sobre a realidade que a cerca.

A ação educativa, considerando o universo de conhecimentos que a criança já possui, busca possibilitar a ampliação deste universo, em um processo de autoconstrução, processo este que se realiza através da interação com o outro, com o próprio meio sócio-cultural e político e com acesso aos conceitos produzidos historicamente.

Esta ação tem a intencionalidade de projetar que a criança construa a partir do seu nível de desenvolvimento aprendizagem, referenciais e critérios próprios para decodificar o mundo que a rodeia.

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