Descrição do Projeto
A prática
educativa do Centro Educacional São José está baseada na abordagem sóciointeracionista,
onde a criança é considerada enquanto sujeito que é, e está sendo, com suas
diferentes caracterÃsticas (história de vida, classe social, região geográfica,
etnia e sexo). Nessa
perspectiva a base pedagógica da Escola, terá como princÃpio, facilitar para
que o aprendizado seja combinado com o nÃvel de desenvolvimento das crianças,
ou seja, onde se considerará o conhecimento adquirido e o relacionará com o
potencial das mesmas, com os conhecimentos que estão em processo de
desenvolvimento. Assim, por meio das interações e interligações com o meio,
vai-se ampliando e construindo o crescimento. A escola e o
professor, nesse contexto, são entendidos enquanto sujeitos que interferem no
processo desta interação, possibilitando á criança a apropriação de
conhecimentos historicamente produzidos, num processo de autoconstrução.
A criança é vista como ser social, um "cidadão de pouca idade", que apresenta
caracterÃsticas próprias no seu processo de desenvolvimento e que sofre
influências do grupo social e contexto histórico a qual pertence. Há luz desta
concepção entende-se que a representaçãoo da infância é histórica e reflete a
forma como a sociedade é em determinado momento e como deseja ser. Decorre
deste pressuposto a interpelação entre educação e sociedade onde a educação
tanto produz e mantém a dinâmica social quanto interfere e colabora na
transformação da sociedade, que por sua vez direciona os caminhos da educação. Estabelecer esta
inter-relação não significa depositar na educação a tarefa de modificar a
sociedade, mas reconhecer as possibilidades de contribuição desta para a
democratização social.
Realizar esta
leitura implica em romper com um modelo de educação que nega o movimento
dinâmico da sociedade e reconhecer que o homem, em sua ação, participa
ativamente deste movimento. É assumir que a ação educativa tem uma
intencionalidade emergente do contexto sócio polÃtico cultural ao qual
pertence, e nessa perspectiva entender que a sociedade é complexa e congrega
uma diversidade de conceitos, culturas, valores éticos e polÃticos que
convivem, ora se contrapondo, ora convergindo.
Diante disso, o
Centro Educacional São José assume o papel de interferir no processo de
construção de conhecimento da criança, vendo-a como um ser único, individual,
mas não isolado, pois traz em si conhecimentos, hábitos e valores do grupo
social a que pertence, os quais podem ser ampliados na medida em que ela se
depara com diferentes situações, experiências, informações e indagações sobre a
realidade que a cerca.
A ação
educativa, considerando o universo de conhecimentos que a criança já possui,
busca possibilitar a ampliação deste universo, em um processo de
autoconstrução, processo este que se realiza através da interação com o outro,
com o próprio meio sócio-cultural e polÃtico e com acesso aos conceitos
produzidos historicamente.
Esta ação tem a
intencionalidade de projetar que a criança construa a partir do seu nÃvel de
desenvolvimento aprendizagem, referenciais e critérios próprios para
decodificar o mundo que a rodeia.